Vacinação & bebê

Oiii mãezinhas,

Se assim como eu, você tem dúvidas quanto a vacinação,vai gostar deste post. Aqui vamos tratar das seguintes dúvidas:

  1. Vacina particular ou do posto?
  2. Cuidados para uma vacinação segura e eficaz
  3. O que fazer para amenizar os sintomas?
  4. Quais vacinas devo dar?

Aqui vou contar sobre a minha experiência, o que tem dado certo com meu filho… não há regras, ok????

  1. Vacina particular ou do posto?

A dúvida acima é muito comum, antes de tomar minha decisão consultei médicos (sim, 4 opiniões) e busquei em livros.

Segundo um livro, muito bom por sinal, 50 maneiras de criar um bebê sem frescura” – de Jenny Rosén, o legal mesmo é dar no posto.

“Hoje em dia existem milhares de pais que desembolsam uma verdadeira fortuna para vacinar seus filhos em clínicas particulares. Muitos desconhecem que o Programa Nacional de Vacinação, que é realizado no Brasil intenrio, é dedicado essencialmente às necessidades das crianças…””A vacinação na rede particular, ao longo do primeiro e do segundo ano de vida da criança, consome entre cinco e dez salários mínimos, sendo que a maior parte dessas vacinas está disponível na rede pública.””Alguns argumentam que as vacinas combinadas em uma única dose, que não existem na rede pública, causam menos efeitos colaterais nas crianças, como febre e dor local. A verdade é que algumas reações às vacinas podem ocorrer em qualquer aplicação, e variam de pessoa para pessoa, dependendo da sensibilidade de cada um. Essas reações são normais e comuns, e podem acontecer por causa do próprio sistema de proteção do organismo.”

Juntei todas as informações e mais meu coração de mãe,  e tenho dado apenas a Pneumo , hexa e penta… que de acordo com os pediatras, a particular dá menos efeitos colaterais.  Mês passado, dei a pneumo no posto e ele teve febre e dor no local. Este mês dei a penta particular e ele não teve nada. Pode ser o acaso? pode ! Mais tenho tido bons resultados assim.

2. Cuidados para uma vacinação segura e eficaz

Antes de tomar uma Vacina, certifique-se de que:

    • A indicação tenha sido feita por um médico e com ele discutida a real necessidade da imunização.
    • Quem for imunizado não seja portador de alergias aos componentes da Vacina. Algumas doenças pré-existentes ou seu tratamento (como no caso de corticóides) podem interferir, reduzindo o efeito esperado ou até disseminando o agente da Vacina, quando esta for composta de microorganismos vivos.
    • Tenha-se a comprovação de origem, se necessário exija a nota fiscal de compra do produtor ou distribuidor. Exija também que lhe sejam exibidos o número do lote de produção e a data de validade da Vacina. Esse número de lote tem que ser anotado no seu Certificado de Vacinação.
    • A Cadeia de Frio – isto é a conservação dos produtos entre 2 a 8 graus Celsius desde a produção até a aplicação – tenha sido preservada, inclusive com o uso de Refrigeradores Especiais e de Gerador Elétrico quando necessário.
    • A instituição onde for realizada a Imunização seja credenciada pelos Órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de sua região.
    • Você seja orientado previamente pelos médicos do serviço e que o profissional que irá aplicar o produto tenha treinamento específico para tal.
    • Finalmente: você tenha retaguarda para eventuais efeitos colaterais que surgirem após a vacinação.

3. O que fazer para amenizar os sintomas?

O que eu faço né? Primeiro eu dou thuya 30ch gotas – álcool 30%, 5 gotas, 2x ao dia, 3 dias antes das vacinas.  Veja mais sobre ela aqui ! Pode ser feita em farmácias homeopáticas (aqui em ribeirão eu indico a Selvática), custa em Média R$10,00 reias.

Após dar a vacina, dou Tylenol bebê (veja as indicações na embalagem).

E então, faço 3 vezes ao dia compressas com gelo no local da vacina. Tenha o cuidado de colocar o gelo em fralda limpa, dar uma molhadinha para não grudar na pele do bebê, e coloque comente sobre o adesivo esparadrapo.

4. Quais vacinas devo dar?


Para finalizar, dê uma olhada na matéria da revista crescer, sobre o tema vacinação.

Espero que vocês tenham gostado. Se você tem uma boa dica sobre o assunto, deixe um comentário.

 

Fotos: Blog querido bebê

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s